PROGRAMAÇÃO

Nuno Torres

Lisboa, 1977. Desenvolveu o estudo do saxofone alto na vertente de Jazz e participa em diversos ensembles na área da música improvisada, electro-acústica e reducionismo, nos últimos anos tem colaborado com Ernesto Rodrigues, Sei Miguel, Fala Mariam, João Castro Pinto, Rafael Toral, Manuel Mota, David Stackenäs, André Gonçalves, Carlos Santos, David Maranha, César Burago, Guilherme Rodrigues, José Oliveira, Ricardo Jacinto, Travassos, Nuno Morão, Cyril Bondi, d’incise, Adriana Sá, Beatriz Cantinho. Tem cooperado com diversos projectos, cruzando diferentes áreas desde o teatro, à dança, passando pelas artes plásticas (PARQUE, Les Voisins, Eye Height).

Participação em iniciativas de rádio, no campo experimental e comunitário, exploração de uma programação com base nas experiências e dinâmicas locais, e numa abordagem do ambiente sonoro de cada local, destaque para a cooperação nos últimos anos com o c.e.m, nos projectos Toca e Pedras d’água. Colaborador no Festival RadiaLx. Membro activo da rádio stress.fm. Tem cooperado com vários projectos no âmbito da intervenção comunitária, em diferentes contextos na cidade de Lisboa, privilegiando a acção com públicos juvenis, na promoção de actividades artísticas e culturais, em rede com parceiros nacionais e internacionais.

Discografia: Orquestra Geometria Variável – Stills (CS – 2007); Orquestra Geometria Variável – Live in Casa da Música Porto (2008); Cacto (Vera Cortês Art Agency – 2009); Wounds of light (CS – 2010); Suspensão (CS – 2011); Brume (CS – 2011); Monochrome bleu sans titre (CS – 2012); Pinkdraft (CS – 2012).

Ricardo Jacinto

Lisboa,1975. Escultura e o curso avançado de artes plásticas, AR.CO. Licenciado em arquitetura, FAUTL. Estudante na School of Visual Arts, Nova Iorque, Hot Clube de Portugal e Academia de Amadores de Música. Actualmente a frequentar um Doutoramento no Sonic Arts Research Center / Belfast. Desde 1998 tem apresentado o seu trabalho em exposições, concertos e performances em Portugal e no estrangeiro. Tem desenvolvido uma intensa atividade de colaboração com outros artistas plásticos, coreógrafos, músicos e performers.

O seu trabalho como músico/artista plástico tem-se centrado na relação entre som e espaço, e foi apresentado em exposições e concertos em locais como: CCB_Lisboa, Circulo de belas Artes de Madrid, MUDAM_Luxemburgo, Centre Culturel Gulbenkian_Paris, MANIFESTA 08_Bienal Europeia de Arte Contemporânea em Itália, Frac Loraine-Metz, OK CENTRE_Austria, CHIADO 8_Culturgest_Lisboa e Casa da Música no Porto, Bienal de Arquitectura de Veneza 2006. Festival VERBO Galeria Vermelho_São Paulo, Festival Temps d´Images_Lisboa, Culturgest_Porto e Lisboa, ZDB_Lisboa, Dance Base_Edimburgo, Kabinett 0047_Oslo_Noruega, Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. Professor de Artes Sonoras, Projecto Interdisciplinar Artístico e Cultura do Som na ESAD / Caldas da Rainha e no Departamento de Ciências e Tecnologias do Som, Universidade Lusófona, Lisboa.

Como violoncelista tem trabalhado na área da música improvisada colaborando com vários músicos e formações (Nuno Torres, David Maranha, Pedro Rebelo, Franziska Shroeder, Gabriel Ferrandini, Hernani Faustino, Rodrigo Pinheiro, Ernesto Rodrigues, Ricardo Guerreiro, C Spencer Yeh, Travassos, Shiori Usui, Manuel Mota, Variable Geometry Orchestra, PinkDraft, Cacto).
Em 2009 editou um disco em dueto com Nuno Torres (CACTO) e editou as “Peças para Piano Mecânico e Voz” do projeto de instalação-performance LABIRINTITE. Em 2012 editou pela Creative Sources o álbum de estreia de PINKDRAFT “2010” e pela Shhpuma_Clean Feed o álbum do projeto PARQUE “Earworm Versions”.

Sara Morais

Nasceu em Lisboa em 1982. Estudou Ciências da Comunicação e Cinema na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e frequentou o mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico na Escola Superior de Teatro e Cinema. Durante estes estudos, realizou as curtas-metragens: “O silêncio dos objectos” (2004), “Conto” (2005) e “Chegar a casa” (2011).
Em 2007, realizou o filme “Desvio/Padrão” sobre a obra em azulejo de Maria Keil, publicado em livro/dvd em co-autoria com Joana Morais.
Viveu em Madrid onde colaborou com o Alcine – Festival de curtas metragens de Alcalá de Henares.
Integrou a equipa de direcção de arte de Wayne dos Santos em diversos filmes publicitários. Foi assistente de realização e operadora de som em diversos filmes de Tiago Pereira, e assistente de Maile Colbert em “Passageira em Casa” – projecto de performance intermedia produzido por Binaural.
Colaborou na produção executiva do projecto “Eye Height” de Ricardo Jacinto e Beatriz Cantinho na Fundição de Oeiras, Museu do Chiado e Fundação de Serralves.
Foi autora do programa de rádio “Histórias de Rios” emitido pela Antena 1, onde seguiu o curso de 4 rios portugueses captando e misturando paisagens sonoras, histórias locais, música de Pinkdraft e geografia.

TÉCNICA E DE DOCUMENTAÇÃO

Alexandre Costa | Luz

Frequência do segundo ano do curso de Teatro, no ramo de Produção, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Iniciou o seu percurso em Teatro como técnico de luz e palco no Teatro da Garagem. Trabalhou como técnico/operador de luz e técnico de palco no Teatro Aberto, Teatro da Garagem e Teatro da Trindade. Foi responsável técnico do Teatro Bocage.

Colabora como técnico de luz e de palco em alguns festivais de música, teatro e com associações/projectos. Desenho de Luz em encenações de Maria João Miguel, Nuno Nunes, Patrícia Carreira, Maria Camões e Paulo Lage. Colaborou em iluminação com Máquina Agradável e Karnart.

João Quirino | Site e Fotografia

Artista Gráfico / Designer / Fotógrafo, tem interesse por todas as áreas ligadas à cultura visual. Licenciado pelo IADE em Design Industrial, tem também formação em Áudio/Video como Técnico de Som. Estagiou na SIC em 2000 como Técnico de Som, e mais tarde responsável pelo Departamento de Design na Lorenz Bell de 2007 a 2011.

Parte do seu trabalho de Industrial pode ser encontrado em cadeias como a Staples, Sonae, Worten, El Corte Inglés, Vobis, Fnac e E.Leclerc. Procura participar em novos projectos ligados à cultura, através do Design e suas áreas adjacentes.

Está também ligado às novas tecnologias, nomeadamente à indústria de aplicações mobile, como Designer Gráfico.

Nuno Morão | Som
Lisboa, 1976. Trabalha como músico, compositor e sonoplasta (teatro, dança, performance, instalação, cinema, web e novos media), e também como designer, director, montador, operador e misturador de som (filmes em vídeo e película). Em 1983, principiou os estudos musicais. Foi aluno no IGL, FLUL, UA e ESML. Formou-se como baterista e percussionista em workshops de jazz promovidos pelo HCP, e correntemente estuda jazz (bateria) na UE. Em 1997, fundou o Teatro NãO. Em 2004, inicia o projecto UR (com André Sier). Entre 2004 e 2007, foi director técnico do Escrita na Paisagem. Colaborador do PARQUE (Ricardo Jacinto) desde 2006, e membro do Ensemble JER desde 12 de Setembro de 2001. Percussionista-improvisador em Pinkdraft, IKB, e noutras formações de música experimental e improvisada. Co-editor e sonoplasta na editora BOCA (audiolivros) desde 2010. Passeia, recolhe, e fotografa.

Discografia: Movimentos Perpétuos — Música para Carlos Paredes [participação] (Universal Music Portugal, 2003); München — Novo Talento Fnac Música’05 (Fnac/Bor Land, 2005); München — fala mongue [participação] (ed. autor, 2006); MIA 2010 — Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia [participação] (ed. autor, 2010); MIA 2012 — 3.º Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia [participação] (ed. autor, 2013); IKB — Monochrome bleu sans titre (Creative Sources Recordings, 2012); Pinkdraft — 2010 (Creative Sources Recordings, 2012); PARQUE — The Earworm Versions (Shhpuma/Clean Feed, 2013).

Sofia Afonso | Video

Nasceu em 1982 em Nîmes, França. Formou-se em Ciências da Comunicação, variante de Cinema, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estudou também na Universidade Pompeu Fabra, no curso de Comunicação Audiovisual e trabalhou na Barcelona Televisió. Estagiou na Cinemateca Portuguesa.

Em 2008 conclui uma pós gradução, em Práticas Culturais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Em 2011, realizou e produziu “Ligados à Terra”, uma série documental sobre várias aldeias portuguesas, exibido na RTP1 e RTP2

Actualmente vive no Porto, onde trabalha em vários projectos ligados essencialmente ao documentário em áreas como a dança, o teatro e a performance, com diferentes companhias como o Ballet Contemporâneo do Norte ou a Pele.

Travassos | Design

Licenciou-se em design e realizou um estágio profissional em Barcelona na empresa CDN – Competitive Design Network. ?Ao longo do seu percurso elaborou trabalhos enquanto designer para os seguintes clientes : Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest, Casa da Música, Câmara Municipal de Coimbra, Câmara Municipal de Aveiro, Quercus, Associação Nacional de Farmácias, Arte em Rede, HP, Casa da América Latina…etc. Nos últimos anos tem dedicado o seu trabalho à editora Clean Feed records (nomeada 6 vezes consecutivas melhor editora do mundo, pelos órgãos da especialidade) neste âmbito já desenhou cerca de 200 capas para nomes como: Evan Parker, Ken Vandermark, Louis Sclavis, Jason Moran, Elliot Sharp, Bernardo Sassetti, Ran Blake, Peter Brotzmann, Gerry Hemingway, Peter Evans, Nate Wooley, Paal Nielsen Love etc.

Paralelamente foi o criador e Director Artístico dos Festivais Rescaldo, MUCO e 1º Festival de Jazz de Aveiro e programador das noites “projecto 70&Set” do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Prémios: Projeto Lúmen – Concurso Internacional “Ciudades Futuras” organizado pelo BCD – Barcelona Centro de Diseño / 3º lugar – Concurso Bombay Sapphire – organizado pelo CPD – Centro Português de Design / Menção Honrosa com a curta-metragem “MAD” – Concurso Jovens Criadores / Best cover artwork (2008 e 2009) – selecionado pelo All About Jazz New York.