Aceda aqui aos projectos radiofónicos desenvolvidos pelos artistas, investigadores e colectivos convidados para esta nona edição da EIRA. Ouça também as suas conversas com membros da OSSO.

JOÃO PIMENTA GOMES

João Pimenta Gomes (Lisboa, 1989) é um artista visual e músico quevive e trabalha em Lisboa. Na sua prática artística, aborda referênciasmaioritariamente ligadas à música e explora as relações entre o
espaço e o corpo a partir da manipulação de sintetizadores modulares,imagens, vídeos e objetos,
proporcionando encontros entre o analógico e o digital, o sensorial e o conceptual. O seu trabalho enquadra-se também no campo da performance, e é nesse espaço que o artista amplia estas relações e encontros, expandindo-os também ao espectador, que ao ter contacto com as suas peças, observa o processo de criação da própria ideia musical, fazendo do corpo – da sua aproximação, afastamento, mutação ou modelação – um elemento fundamental da sua existência. Das suas exposições, destacam-se a colectiva Esfíngico Frontal (Curadoria de Germano Dushá), Galeria Mendes Wood DM, São Paulo, Brasil, 2023; Poly-Free, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa, 2022; Clouds, Kunstraum Botschaft, Berlim, 2021; Trabalho de Inverno, Galeria Quadrado Azul, Lisboa, 2021, enquanto membro do grupo Matéria Simples com o qual também realizou A Ilha de Calipso, Appleton Garagem, Lisboa, 2020; e Micro Ressonâncias (Appleton Box, Lisboa, 2020). Das suas performances mais recentes, destacam-se Glissando II, Galeria Mendes Wood DM, São Paulo, Brasil, 2023, Poly Free – Reamping, MAAT, Lisboa 2022; Alto Mar / Metavox, Palácio Nacional de Belém, Lisboa, 2022; Doppelganger III, Sound & Future, Plataforma Revólver, Lisboa, 2022; Doppelganger VII, Lux Frágil, Lisboa, 2022.

CRÓNICA ELECTRÓNICA

A Crónica é uma editora dedicada à música experimental, computacional e arte sonora fundada em 2003 no Porto. A Crónica é uma plataforma que agrega trabalhos de criadores de várias nacionalidades e com práticas muito diversas. O seu catálogo conta com quase duas centenas de edições em formatos muito diversos, desde CDs e cassetes a livros, edições de arte, ou formatos puramente digitais, mas ao longo dos anos também organizou múltiplos eventos, vários programas radiofónicos e ainda um podcast que esteve ativo durante mais de dez anos. Todas estas atividades são parte de uma prática curatorial e editorial experimental que é dirigida por Miguel Carvalhais e Pedro Tudela, que desde 2000 colaboram no projeto @c, onde desenvolvem performances, composição e instalações sonoras. Pedro Tudela é artista visual e sonoro, e professor auxiliar no departamento de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Miguel Carvalhais é designer, músico e professor associado no departamento de Design da FBAUP. A Crónica é também uma extensão desta colaboração artística que muito frequentemente intersecta.

http://www.cronicaelectronica.org

CONCERTOS | Matéria Simples e Tabula Sonorum

Música ao vivo na OSSO. Estes dois concertos serão transmitidos em FM 89.6 MHz (São Gregório e arredores) e streaming neste player.


Tâmaras por MATÉRIA SIMPLES | 19h00

Tâmaras é o nome da peça performativa do grupo de artistas MATÉRIA SIMPLES, em residência entre Março e Abril, cujo centro são sete variações do instrumento arcaico, Sistro.
A peça performativa que foi o trabalho central deste período de residência na OSSO recupera a sonoridade destes instrumentos antigos, articulando-os em breves ciclos polirrítmicos no limiar da música e da experiência acústica. Ciclos estes que se vão sobrepondo e cintilando sobre um outro espaço sonoro com outra densidade e outra qualidade (sons pré-gravados, violino, mellotron, sintetizador, etc). São assim dois movimentos sonoros que confluem.

MATÉRIA SIMPLES:
Catarina Silva: construção dos sistros.
David Maranha: violino, sistro, gravações.
João Pimenta Gomes: Mellotron, sistro.
Pedro Tropa: sistro, sintetisador e gravações
Teresa Santos: sistro, gravações e projecção fotográfica.


Tabula Sonorum | 21h00

Tabula Sonorum Duo
Bart van Dongen – piano
Gonçalo Almeida– contrabaixo

O contrabaixista português Gonçalo Almeida, residente nos Países Baixos, encontra-se com o pianista Holandês Bart van Dongen para criar o duo Tabula Sonorum. Neste projecto em que a música improvisada tem uma forte influência minimalista, o piano e o contrabaixo são explorados numa ampla gama de preparações, desafiando-se o uso convencional dos instrumentos e produzindo uma sequência musical muito própria, decarácter quase hipnótico.

Mais info: https://elnegocito.bandcamp.com/album/tabula-sonorum

CONVERSAS

OSSO à conversa com o director do Centro de Artes das Caldas da Rainha, José Antunes.
audio brevemente disponivel