Dia Aberto #02:

No segundo Dia Aberto da OSSO tivemos um concerto da violoncelista e cantora Joana Guerra, que tem delineado um percurso artístico muito interessante entre a improvisação livre e a composição, e um espectáculo de Teatro de objectos de Joao Costa. A VIAGEM, uma co produção Mãzorra – Teatro de Marionetas com o Museu da Marionetas de Lisboa, é um espetáculo intimista, que teve lugar no nosso pátio, no interior de uma carrinha transformada numa sala de teatro itinerante. Entre as duas actuações lanchámos umas castanhas d´OSSO, quentinhas e conseguimos aliviar o frio.

Apoios: Direcção Geral das Artes.
Local: Estúdios Osso
Data: 14.12.19


PROGRAMA

16h30 ▸ PORTAS ABERTAS

17h ▸ JOANA GUERRA // concerto

Joana Guerra, violoncelista e cantora, tem delineado um percurso artístico muito interessante entre a improvisação e a composição. Guerra consegue a união iluminada entre a canção e a electro-acústica que estabelece em “Cavalos Vapor” (segundo disco a solo de 2016) um tratado de encanto.

Canções impressionistas e experimentais, alinhadas pela hipnose do violoncelo, que se revelam em camadas de luz sobre as quais paira uma voz em chamamento onírico. Em 2018, lança o seu terceiro registo a solo, “OsSo”, com o selo da editora francesa Armures Provisoires.

É das interpretes mais transversais no universo lisboeta e com uma presença consistente, não só a solo, mas também no teatro (Companhia João Garcia Miguel), na dança (Madalena Victorino, Clara Andermatt) ou na colaboração intensa com vários dos nomes mais relevantes na improvisação livre em Portugal.

https://joanaguerra.bandcamp.com/
https://joanaguerra.com/
https://www.youtube.com/watch?v=0it3yInAStQ

18h ▸ CASTANHAS D’OSSO // lanche

18h30 ▸ JOÃO COSTA // A VIAGEM – Teatro de Objectos.

micro Cine Teatro Mãozorra
Uma sala de teatro itinerante no interior de uma carrinha Mercedes 206D de 1976, com capacidade máxima para 9 espectadores, onde se realizam sessões intimistas de curta duração (15-20 min.) com grande proximidade com o público.

Os espectadores são convidados a entrar para o interior da carrinha iniciando uma viagem visual, sonora e sensorial pelo teatro de objectos.

>>>
A Viagem inspira-se no percurso imaginário do pensamento, consciente ou menos consciente que nos leva a viajar pelos desejos íntimos em determinados momentos do nosso quotidiano.

Sinopse:
Num desses momentos da vida de Raúl, embriagado pela sonolência a sua mão transporta-nos ao seu próprio nascimento e descoberta do mundo ao seu redor. Diversos obstáculos se lhe deparam pela frente, até ao momento em que dá forma para um outro ser semelhante e a sua vida se torna cor-de-rosa.
Contudo o inconsciente é vulnerável e demasiado sensível para prosseguir no romancismo de alguns dos nossos desejos mais íntimos e Raul é trazido novamente para a sua realidade quotidiana, tal como a sua própria mão.

Ficha Artística:
Ideia e Criação – João Costa / Mãozorra
Interpretação – João Costa (objectos) / José Ramos (Lobby Boy)
Visão Externa – Ale Risório e Ricardo Jacinto
Cenografia – João Calixto (micro auditório e palco)
Iluminação – João Sofio
Som – Manuel Pinheiro
Espaços de criação – LAC / OSSO Colectivo / Mãozorra
Consultoria – Sérgio Alves / Francisco Falloca
Co Produção – Museu da Marioneta de Lisboa

http://maozorra.pt/a-viagem/

APOIOS: Direção-Geral das Artes