Fotografias: Pedro Tropa

Dia Aberto #01:
Depois de vários actividades públicas, que a OSSO promoveu na aldeia de São Gregório nas Caldas da Rainha, chega agora o primeiro dia aberto onde convidamos o público a conhecer mais de perto o nosso espaço de residências através da apresentação de algumas das actividades que desenvolvemos.

Nesta sessão teremos a apresentação do trabalho que a artista Luciana Fina desenvolveu numa residência do Projecto Aldeia e dois concertos, que incluem as composições com field-recordings de Matilde Meireles e a improvisação livre do CACTO, o duo de saxofone e violoncelo de Nuno Torres e Ricardo Jacinto ao qual se junta a percussão de Nuno Morão.

Para aliviar a fome a Beterraba Com Todos (Patrícia Simões) preparará a primeira versão da SOPA D´OSSO e a fechar o dia teremos DJ MAGA-SAN (Pedro Magalhães), o nosso bailarino favorito, a passar música.

Apoios: Grémio Caldense; Silos Contentor Criativo; Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório e Direcção Geral das Artes.
Local: Estúdios Osso
Data: 02.11.19.


PROGRAMA

15h ▸ PORTAS ABERTAS // visita

Faremos uma visita informal aos nossos espaços apresentando a nossa programação.

16h ▸ LUCIANA FINA // A Estrada – Ensaio para uma descrição da paisagem

Instalação a partir do trabalho desenvolvido por Luciana Fina para o Projecto Aldeia, um programa de residências para o qual a OSSO convida diferentes artistas a desenvolver projectos originais com ou sobre a comunidade e território local.

Seguita la vita come prima
con gente in piedi, seduta,
e che cammina.

(Patrizia Cavalli, “Le mie poesie non cambieranno il mondo”)

A estrada corre ao longo da aldeia, entre dois vales,
de um lado e do outro dela, as casas abrigam as visões dos habitantes. Tempo atrás, na estrada, ouviu-se um transeunte a assobiar.

http://www.lucianafina.net/

18h ▸ MATILDE MEIRELES // The Green Drones

A viver em Belfast (Irlanda do Norte), a artista sonora Matilde Meireles traz-nos um concerto onde a cidade de Belfast é revisitada através de um diálogo entre gravações de campo e os “drones” das caixas de telecomunicações. The Green Drones oferece ao público uma nova maneira de se envolver com as texturas sonoras, timbres, ritmos e dinâmicas da cidade.

https://matildemeireles.com

19h ▸ SOPA D´OSSO // refeição

21H ▸ CACTO + NUNO MORÃO // Requiem para um Invasor Abstracto

Concerto do duo de improvisação livre de Nuno Torres (saxofone alto) e Ricardo Jacinto (violoncelo), aqui em diálogo com a bateria de Nuno Morão.

https://ricardojacinto.bandcamp.com/album/cacto

22h ▸ MAGA-SAN // dj set