MEDUSA unit:

concerto-instalação para instrumentos acústicos, electrónica e estruturas ressonantes.

A MEDUSA Unit é um ensemble que dá continuidade ao projecto a solo (para violoncelo, electrónica e objectos ressonantes) que Ricardo Jacinto tem vindo a apresentar desde 2014. Este projecto incluiu o desenvolvimento de um dispositivo eletroacústico que, servindo-se de um sistema de amplificação com microfones distribuídos por diferentes pontos do violoncelo e de um sistema de difusão com vários altifalantes de contacto acoplados a objectos ressonantes, permitiu explorar a possibilidade de fragmentação e dispersão sónica das suas acções no corpo do instrumento, articulando a sua auscultação microscópica com paisagem sonora e a acústica do espaço circundante.

Com uma formação variável mas composta sempre por intérpretes-improvisadores, esta unit apresenta-se como uma continuação das premissas iniciais do projecto mas agora focada também nas possibilidades de hibridação de vários instrumentos acústicos através de um sistema electroacústico de interação ressonante, onde as interferências de sinal e redes de feedback são a base para uma música que procura interpretar as características específicas dos espaços de concerto, resultando numa música fortemente textural, com raízes no minimalismo e no espectralismo.

Equipa artística:
Álvaro Rosso (contrabaixo)
André Hencleeday (piano)
Eleonor Picas (harpa)
João Almeida (trompete)
Nuno Morão (percussão)
Ricardo Jacinto (violoncelo, electrónica, composição)
Yaw Tembe (trompete)

Apresentações: Centro Cultural e Congressos, Festival Impulso (Jun 2022, Caldas da Rainha); Galeria Zé dos Bois, Festival Rescaldo (Mar 2022, Lisboa); Centro Cultural e Congressos (Dez 2021, Caldas da Rainha); Cine-Teatro Ribeiro da Conceição, Zigurfest (Ago 2021, Lamego); Gnration, Braga (Maio 2021); Culturgest (Nov 2020, Lisboa); Oficinas do Convento (Nov 2020), OSSO, Eira #2 (Out 2020).

AUDIO | VÍDEO

MEDUSA unit @ Gnration, Braga

MEDUSA unit @ CCC, Caldas da Rainha
Link para aceder ao vídeo aqui.

IMPRENSA

Ípsilon
Gonçalo Frota
4 de Março de 2022

A Medusa Unit num turbilhão que tudo suga e tudo expele
Integrada na programação do Festival Rescaldo, a formação variável dirigida por Ricardo Jacinto apresenta este sábado a composição Hino a Caríbdis na ZdB. Uma explosão de reflexos feita música.” (…)