INVASOR ABSTRACTO #4
um programa de exposições, performances e concertos com a participação de Matilde Meireles, Nuno Morão, Nuno Torres, Pedro Tropa, Ricardo Jacinto e Rita Thomaz.

de 21 de Setembro a 23 de Outubro de 2021
TBA (Teatro do Bairro Alto), Lisboa

Focado no desenho de instalações, performances e concertos, Invasor Abstracto é um projecto do OSSO colectivo que se propõe como um espaço de reflexão, criação e apresentação colectiva (com a participação de Matilde Meireles, Nuno Morão, Nuno Torres, Pedro Tropa, Ricardo Jacinto e Rita Thomaz). Nas suas diversas iterações, intersectam-se os territórios criativos de cada autor(a) em viagens imaginadas entre o seu centro criativo (Aldeia de São Gregório, Caldas da Rainha), outros lugares distantes, e os espaços e comunidades que os acolhem.

Invasor Abstracto é a expressão nómada do OSSO Colectivo e surge de um fluxo criativo partilhado em rede entre seis artistas-viajantes. Nesta ocupação do TBA, o Invasor Abstracto apresentou-se enquanto um corpo fragmentado, disperso, sem centro, distribuído por diferentes espaços e momentos.

Um arquivo online, um mapa-cartaz, diversos espaços distantes e circulares, um palco e uma caminhada pelo espectro eletromagnético definiram, numa geografia fluida e multidimensional, o território deste invasor.

Ao longo de cinco semanas, o OSSO Colectivo habitou o TBA e a sua periferia com uma instalação sonora, pontuada por três momentos performativos e acompanhada por um arquivo online. Estes momentos inauguraram três episódios da narrativa de ocupação deste Invasor, que articulou vários percursos entre quatro pontos geográficos distantes: o TBA (Lisboa), a OSSO (São Gregório, Caldas da Rainha), a paisagem rural de Wiltshire (Reino Unido) e um lugar-arquivo online.

Esta narrativa teve o seu início na eira da OSSO, e foi daí que nos propusemos a viajar na direção destes territórios e, entre eles, estabelecer uma rede comunicante que nos permitiu transladar ou intersectar sinais sonoros e visuais cuja manifestação constituirá uma mutação simbólica, geométrica e material.

FICHA ARTÍSTICA
Direcção Artística: Ricardo Jacinto
Gestão de projecto: Nuno Torres
Participação: Matilde Meireles, Nuno Morão, Nuno Torres, Pedro Tropa, Ricardo Jacinto e Rita Thomaz
Colaboração: David Mateus, David Jacinto, Juju Bento, Teresa Santos, Tiago Abelha e Vasco Pita
Coprodução OSSO e Teatro do Bairro Alto


ARQUIVO | 21 Setembro | www.invasor-abstracto.pt

Abertura ao público do site www.invasor-abstracto.pt, um espaço de arquivo, que revela e expõe o processo de criação coletivo, que se inicia no período de preparação do projeto e se estende durante toda a ocupação do Invasor no TBA.
Neste mesmo dia teve lugar um evento audiovisual online com transmissão em direto dos estúdios da OSSO, na Aldeia de São Gregório, Caldas da Rainha.


CONCERTO | 1 de Outubro | palco TBA

O Invasor entrou no palco do TBA para um concerto, inaugurando assim o momento presencial no teatro. O concerto tornou próximos os traços aurais de zonas longínquas, “imaginou” viagens musicais entre elas e mergulhou nas interferências eletromagnéticas entre diversos corpos radiantes e ressonantes. A música do Invasor Abstracto é densamente textural, estática, espectral e ruidosa.

Composição: Ricardo Jacinto
Gravações de campo: Matilde Meireles
Percussão, teclados e eletrónica: Nuno Morão
Saxofone alto e eletrónica: Nuno Torres
Sintetizador: Pedro Tropa
Violoncelo, eletrónica e objetos radiantes: Ricardo Jacinto
Objectos: Rita Thomaz


INSTALAÇÃO | 1 a 23 de Outubro | Sala Manuela Porto do TBA

Vários mini-emissores de rádio FM, distribuídos na Sala Manuela Porto do TBA, servem como pontos de radiação de uma instalação sonora para ser escutada através de transístores-auscultadores móveis. Cada espectador fez o seu trajeto sonoro passeando pelas múltiplas interferências entre as diferentes emissões.


CAMINHADA | 23 de Outubro | periferia TBA

A ocupação do OSSO Colectivo no TBA terminou com um passeio performativo em grupo, onde o Invasor Abstracto convidou o público a explorar o território aural instaurado pelos vários mini-emissores de rádio FM constituintes da instalação e que, para este momento, foram distribuídos e reativados na periferia do TBA.

O TEMA DO INVASOR
instalação sonora multicanal para quatro emissores FM (88.4 MHz)

voz: Teresa Santos (leituras do litoral de “Geografia de Portugal” de Orlando Ribeiro e Hermann Lautensach)
gravações de campo: Matilde Meireles, Nuno Morão, Nuno Torres e Ricardo Jacinto
saxofone alto e electrónica: Nuno Torres
violoncelo e electrónica: Ricardo Jacinto
percussão: Nuno Morão e Ricardo Jacinto
sintetizador: Pedro Tropa
composição: Ricardo Jacinto
cartaz-partitura: Ricardo Jacinto e Rita Thomaz

Duração: 30’ min

Download do mapa-cartaz