Aceda aqui aos projectos radiofónicos desenvolvidos pelos artistas, investigadores e colectivos convidados para esta primeira edição da EIRA. Ouça também as suas conversas com membros da OSSO.


CATARINA BOTELHO

Conversa para rádio

“No livro Sociologia da Imagem, de Silvia Rivera Cusicanqui, defende uma disciplina que se apropria de métodos de análise e pesquisa que os antropólogos visuais ocidentais aplicam a culturas e povos que lhes são estranhos, uma metodologia de raiz colonial, ao nosso próprio quotidiano, à nossa própria cultura. Uma chamada a desfamiliarizar, a desaprender, a estranhar, como forma de análise e conhecimento mais aprofundado e crítico da sociedade em que vivemos, daquilo que de alguma forma somos e reproduzimos.

Esta proposta será o ponto de partida para uma conversa entre xs fotógrafxs António Júlio Duarte e Catarina Botelho, sobre os seus processos de trabalho, a relação com os temas e as formas de abordagem, nos seus trabalhos.”


Conversa entre Catarina Botelho e António Júlio Duarte


Catarina Botelho (Lisboa, 1981) artista visual e realizadora, vive e trabalha entre Lisboa e Barcelona. Desde 2005 participou em várias exposições, residências e prémios em Portugal, Espanha e Brasil, entre outros. O seu trabalho relaciona-se com os usos e vivências dos espaço, arquitectura e as as noções de tempo produtividade.
Atualmente é residente na Escocesa – Fábrica de Criação em Barcelona e recentemente recebeu a bolsa de apoio à criação da coleccção “La Caixa” Arte Contemporânea.
Catarina Botelho expõe regularmente desde 2005 em lugares como: Elba Benitez en Kvadrat, Madrid; Sesc Pinheiros, São Paulo; Villa Iris, Fundación Botín, Santander Hamburg Haus der Photographie, Hamburgo, Fundação Edp – Museu da Electricidade, Lisboa; Centre de Cultura SaNostra, Palma de Mallorca; Fundação Gulbenkian, Lisboa; Casa de Serralves – Fundação de Serralves, Oporto; La Casa Encendida, Madrid y Caja Madrid, Barcelona. Licenciou-se pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e estudou fotografia na escola ArCo e no âmbito do Programa Criatividade e Criação Artística da Fundação Gulbenkian. Recentemente terminou o Programa de Estudos independentes do Macba – Museu de Arte Contemporânea de Barcelona.

FRANCISCA AIRES MATEUS

“A Voz do Jaguar”
Este projecto parte do conto “Um rei à escuta” de Italo Calvino para explorar a ideia da voz enquanto som separado da sua intrínseca relação com qualquer significado.

Voz: Leonor Robert

A Voz do Jaguar I

A Voz do Jaguar II

A Voz do Jaguar III

A Voz do Jaguar IV


Francisca Aires Mateus (1992) nasceu em Lisboa, Portugal, onde vive e trabalha atualmente. Aires Mateus concluiu o seu mestrado em Artes Plásticas na Slade School of Fine Arts – University College London com Distinção em 2017. Em 2015 formou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Francisca concluiu também em 2014 um LRSM: Licenciatura em Violino pelo Associated Board of the Royal Schools ofMusic.
Francisca foi recentemente nomeada para o Prémio Sonae Media Art, que será entregue em Novembro de 2019. Em 2017, foi premiada com uma bolsa integral para uma residência artística na Academia de Artes Visuais da Hong Kong Baptist University. No mesmo ano, foi nomeada para o Max Webern Drawing Award. Em 2016, recebeu uma bolsa de estudos integral da Fundação Calouste Gulbenkian e foi uma das vencedoras do concurso Arte Jovem 2016 da Carpe Diem Arte e Investigação.

GRÉMIO CALDENSE

“Solos, receituários e entrevistas”
Sendo essencialmente um colectivo que se dedica à programação cultural, o Grémio Caldense vê nesta residência a oportunidade de criação de projectos sonoros inspirados no trabalho, colaborações e afinidades que desenvolveu até agora. O colectivo vai apresentar, durante este período, um conjunto diversificado de momentos de escuta que irá desde o registo de passeios sonoros e de paisagens urbanas, à recolha de pequenas conversas e entrevistas, bem como um ciclo de solos de improvisação livre gravados para este contexto. A natureza desta residência assenta assim na colaboração com um conjunto alargado e heterógeneo de intervenientes e convidados, como são exemplo os habitantes de S Gregório, os transeuntes Caldenses, as crianças do nosso círculo de amigos, os músicos da nossa rede de programação, e a relação deste conjunto de pessoas com a cidade, a aldeia e os espaços que vivemos e temos vindo a ocupar nos últimos anos de actividade.


Conversa de Nuno Torres com Grémio Caldense a 09.07.2020 na Igreja do Espírito Santo, Caldas da Rainha

Solos #1 Luís Vicente, gravado a 27.06.2020 na Igreja do Espírito Santo, Caldas da Rainha

Solos #2 Hugo Branco, gravado a 28.06.2020 no VIC – Aveiro Arts House

Solos #3 Nuno Torres, emitido directo a 01.07.2020, na Igreja do Espírito Santo, Caldas da Rainha

Solos #4 Paulo Chagas, gravado a 02.07.2020, na Atouguia da Baleia

Solos #5 Marta Warelis Trails, gravado a 03.07.2020, na Zaal100, Amsterdão

Solos #6 Joana Guerra “Eu só quero empreendimentos amorosos”, gravado a 03.07.2020 no Outeiro da Cabeça

Solos #7 Ricardo Jacinto, emitido em directo a 08.07.2020, na Igreja do Espírito Santo, Caldas da Rainha

Solos #8 Nuno Morão, emitido em directo a 09.07.2020, na Igreja do Espírito Santo, Caldas da Rainha

Solos #9 Amador, emitido em directo a 10.07.2020, na Igreja do Espírito Santo, Caldas da Rainha

Solos #10 Diogo Alvim, emitido em directo a 10.07.2020, na Igreja do Espírito Santo, Caldas da Rainha

EIRA#1 Grémio Caldense MegaMix

Despertar_da_Cidade #1

Despertar_da_Cidade #2

Leituras_avulso #1 – “A cena do ódio” – Almada Negreiros – gravado a 02.07.2020, na OSSO, São Gregório

Leituras_avulso #2 – “O que é o neo-abjeccionismo” – Luiz Pacheco – gravado a 02.07.2020, na OSSO, São Gregório

Leituras avulso #3 – “Não se casem raparigas” – Boris Vian – gravado a 07.07.2020, na Igreja do Espírito Santo, Caldas da Rainha

Leituras avulso #4 “Abyssal Echoes” – fanzine by Rigo23 – gravado a 08.07.2020, na Igreja do Espírito Santo, Caldas da Rainha

Leituras avulso #5 “A minha velha casa” – Susana Valadas e Ana Rosa Abreu, gravado a 07.07.2020 na Igreja do Espírito Santo, Caldas da Rainha


Grémio Caldense (2015) é um grupo informal sediado em Caldas da Rainha, que se dedica à promoção de eventos culturais de natureza artística. A funcionar desde Maio de 2015 e com uma periodicidade praticamente quinzenal, este colectivo organizou até ao presente momento cerca de uma centena e meia de eventos de carácter essencialmente alternativo, diferenciados entre concertos, feiras de edição independente, sessões de cinema e poesia, performances e exposições de artes visuais. Sem sede fixa para as suas actividades, actua numa diversidade de espaços da cidade, desde museus a espaços públicos reutilizados, dos mais convencionais aos mais improvisados, sendo vários os parceiros com quem já colaborou, instituições públicas, entidades privadas e outros grupos associativos.
Pela presença muito equilibrada entre artistas nacionais e estrangeiros na sua programação, o grupo tem colocado as Caldas da Rainha num circuito internacional ligado à cultura artística de carácter contemporâneo e independente.

LOBO MAU

Apresentação do projeto Lobo Mau, escuta integral do primeiro álbum de originais (uma música do disco por sessão) e excertos de conversa/entrevista com todos aqueles que participaram na gravação, concepção do disco e material promocional.


Conversa de Nuno Torres, Ricardo Jacinto e Sara Morais com Lobo Mau ( Lília Esteves, David Jacinto e Gonçalo Ferreira) | 12.07.2020

Concerto Lobo Mau, emitido em directo a 12.07.2020, na OSSO, São Gregório

Conversa dos Lobo Mau com Dino Récio | 30.06.2020

Conversa dos Lobo Mau com David Santos | 01.07.2020

Conversa dos Lobo Mau com João Tiago | 02.07.2020

Conversa dos Lobo Mau com João Pinheiro | 03.07.2020

Conversa dos Lobo Mau com António Quintino | 08.07.2020

Conversa dos Lobo Mau com Manuel Pinheiro | 09.07.2020

Conversa dos Lobo Mau com Bernardo Barata | 10.07.2020


Lobo Mau (2017), Gonçalo Ferreira (guitarra), Lília Esteves (voz, guitarra) e David Jacinto (voz, harmónica) Colectivo de músicos cujo trabalho assenta na ideia de total partilha autoral na composição de obras literário-musicais que englobam o rock independente e a canção popular portuguesa. Guitarra eléctrica, duas vozes e as histórias e vivências que caracterizam os seus timbres, servem de mote a todo um processo criativo de extrema partilha que tem vindo a resultar num repertório original.
Depois de estarem em residência na OSSO em 2018, onde realizaram recolhas de depoimentos orais… e sua integração no processo criativo de composição de canções.

MADALENA MATOSO

Pequenas instruções de desenho
Propostas de exercícios de desenho através da voz e de sons. 
Há uma voz que dá indicações sobre coisas que servem para ser vistas e não para ser ouvidas. A voz descreve grafismos, paisagens e animais de forma pormenorizada mas, quem a ouve não tem acesso às imagens descritas e, mesmo seguindo com todo o rigor as indicações dadas, criará as suas próprias imagens — que têm como ponto de partida a imagem que a voz descreve mas que são inevitavelmente transformadas por quem a ouve.
Tentativa, amadora (e falhada) copiar uma imagem através da voz e o processo inverso.


Pequenas instruções de desenho I – Aquecimento

Pequenas instruções de desenho II – Descrição de uma paisagem

Pequenas instruções de desenho III – Onde isto vai dar

Pequenas instruções de desenho IV – Descrição de um animal

Pequenas instruções de desenho V – Aquecimento II

Pequenas instruções de desenho VI – Descrição de um objecto

Pequenas instruções de desenho VII – Cópia de um desenho de Lygia Pape


Madalena Matoso (Lisboa 1974) estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e pós-graduou-se em Design de Gráfico Editorial pela Faculdade de Belas-Artes de Barcelona.
Em 1999 criou com três amigos o Planeta Tangerina, atelier de ilustração e design gráfico.
Em 2006 o Planeta Tangerina começou também a editar álbuns ilustrados.
Com os livros “Uma Mesa É uma Mesa. Será?”, “Quando Eu Nasci” e “Andar por Aí” recebeu menções especiais no Prémio Nacional de Ilustração (todos editados pelo Planeta Tangerina e com textos de Isabel Minhós Martins, em 2006, 2007 e 2009 respectivamente). Em 2008 recebeu o Prémio Nacional de Ilustração pelo livro “A Charada da Bicharada”, editado pela Texto Editores com texto de Alice Vieira.

OSSO COLECTIVO

Conversa de Francisca Venâncio com Marília Jacinto | 26.06.2020

Conversa de Nuno Torres e Ricardo Jacinto com Madalena Matoso e Catarina Botelho | 27.06.2020

Conversa de Nuno Morão e Nuno Torres com Ricardo Maças da Rádio Zero | 29.06.2020

Conversa de Ricardo Jacinto e Sara Morais com Francisca Aires Mateus e Pedro Tropa | 04.07.2020

PEDRO TROPA

MATÉRIAS SIMPLES
um ecossistema de objectos radiofónicos

Matérias Simples é um ecossistema de pequenas peças sonoras feito para ser transmitido por rádio.
Reúne um conjunto de leituras e sonorizações que se cruzam deliberadamente, entre assuntos focados na palavra e na sua força expressiva;
e as formas sonoras intersticiais e electrónicas que são o chão ressoante, as inclinações e
as orografias.

Autores abordados: Carlos de Oliveira, Euclides, E.M. Forster, Fiama Hasse Pais Brandão, entre outros.

Locução:Teresa Santo
Electrónica: Pedro Tropa + João Pimenta Gomes


Matérias Simples 1

Matérias Simples 2

Matérias Simples 3

Matérias Simples 4


Pedro Tropa (Santarém, 1973) Vive e trabalha em Lisboa.
Pedro Tropa é artista e fotógrafo. Fez a sua formação em Desenho e Fotografia no Ar.Co e foi bolseiro da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento na School of The Art Institute of Chicago, EUA. Há cerca de uma década que o seu trabalho em fotografia, desenho, texto, som está fortemente ligado à sua prática enquanto montanhista. Pertence desde 2009 ao grupo de artistas da Galeria Quadrado Azul.
É professor desde 2007 e actualmente é o responsável do departamento de Fotografia do Ar.Co – Centro de Arte de Comunicação Visual. Desde 2019 tem vindo a colaborar com João Pimenta Gomes e Teresa Santos num projecto colectivo criando um trabalho de ligação entre as artes sonoras e as artes visuais.
Publicações:
Lugares de Sophia, Documenta, 2019. Sim Zut, Galeria Quadrado Azul, 2016. Os inquéritos [à fotografia e ao território], CIAJG, 2016. Fotografia Modo de Usar, Documenta, 2015. Singbarer Echo, Galeria Quadrado Azul, 2014. Travessia, Evidência. O Monte Rosa, Galeria Quadrado Azul. Património Arquitectónico da Universidade Nova de Lisboa. 2009. Cahier de Cent Dessins, Galeria Quadrado Azul, 2009. Sítio, Parque de Marim, Faro Capital da Cultura, 2005. Desenho, Assírio e Alvim / Fundação Carmona e Costa, 2003. Trespassa-se Boqueirão da praia da galé 5, Assírio & Alvim, 2000.
Exposições:
2020 A Ilha de Calipso (com Teresa Santos e João Pimenta gomes) Programa Garagem, Appleton Square, Lisboa. Invasor Abstracto, (com colectivo Osso), Convento de São Francisco, Coimbra Lugares de Sophia, Centro Nacional de Cultura,Convento do Carmo, Lisboa. 2019 Geometria Sónica, CIAJ, Guimarães. 2018 Geometria Sónica, Arquipélago, Centro de Artes Contemporâneas, Ilha de S. Miguel, Açores. 2017 QAXXX, Galeria Quadrado Azul,Lisboa. Antena. Galeria Diferença, Lisboa. 2016 Sim Zut, Galeria Quadrado Azul, Lisboa. Os Inquéritos [à fotografia e ao território] Paisagem e Povoamento. CIAJG, Guimarães / Museu Nacional de Etnologia, Lisboa. 2015 Quase meio-dia / Antes das cinco da tarde / Porta falsa, Galeria Quadrado Azul, Lisboa. MNAA / Fundação EDP, Museu Nacional de Arte Antiga / Fundação EDP. 2014 Quase meio-dia, Appleton Square, Lisboa. Singbarer Echo, Galeria Quadrado Azul, Lisboa. 2013 Figure of Collapse, Parkour, Lisboa. Abcedário, Ar.Co, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa. 2012 Formas e Forças, Galeria Quadrado Azul, Porto. Movente e Dormente, Appleton Square, Lisboa. 2011 Hou Negro, Galeria Quadrado Azul, Lisboa. ARCO, Feira de Arte de Madrid. Galeria Quadrado Azul, Madrid, Espanha. 2009 Travessia. Evidência. O Monte Rosa, Galeria Quadrado Azul, Porto. Cahier de Cent Dessins, Galeria Quadrado Azul, Lisboa. 2008 Desenhos / Diaporama, Avenida 211, Lisboa. 2007 Mnemósina, Convocação (Modo Maior e Modo Menor) – Obras de Fernando Calhau na Colecção da Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Lisboa, Portugal (com Tomás Maia). Desenhos e Fotografias, Assírio & Alvim, Lisboa. 2006 Veado, diaporama, Sala do Veado, Museu Nacional de História Natural, Lisboa, Portugal. Sítio, Parque de Marim, Parque Natural da Ria Formosa, Faro Capital da Cultura. 2003 O Medo, programa Os Dias de Tavira, Tavira. 1999 Distracção, com Teresa Santos, Projecto Slow Motion, ESAD, Caldas da Rainha. Paisagens no Singular, Instituto de Arte Contemporânea / Ministério da Cultura. 1992 Imobilidade do plano sobre paisagem de aluvião, Boqueirão da praia da Galé, Lisboa.