Papel perfurado para fio de bordado

Residência de Carla Castiajo com Centro de Apoio Social, para as Seniores da Aldeia de São Gregório. Residência integrada na programação da EIRA #3.

Os Bordados das Caldas são de difícil datação mas, dada a sua denominação (Bordados das Caldas da Rainha ou da Rainha Dona Leonor), pensa-se que recuem ao tempo em que a rainha Dona Leonor, esposa de D. João II, administrava o seu hospital. Nos tempos livres, equaciona-se que, em conjunto com as suas aias, realizasse lindos trabalhos bordados, com hipotéticas influências indiana, espanhola ou veneziana. Acredita-se também que a rainha Dona Leonor dirigia “Serões de Agulha” onde senhoras da região acorriam para aprenderem a arte de bordar.

O cartão perfurado foi inventado por Joseph-Marie Jacquard em 1801, como projeto inicial de um “tear” automatizado. É um cartão que, pela presença ou ausência de furos em posições predefinidas, representa informação, sendo considerado o precursor da memória dos computadores.

Estas foram as referências usadas para a criação da oficina pensada para os utentes da IPSS de São Gregório que, provavelmente, devido às restrições atuais e por questões de proteção individual, será realizada em casa. Por isso, foi pensada para ser fácil de realizar e com o propósito de ser um exercício relaxante. Com o papel que será perfurado e o fio de bordado pode criar-se um cartão harmonioso para ser pendurado ou para ser oferecido a alguém especial.

Local: Aldeia de São Gregório
Date: 5 a 19 de Dezembro 2020