Oficina de som | Silêncio e Horizonte Acústico

Sendo o horizonte acústico definido pela “maior distância, em cada direção, até à qual os sons podem ser ouvidos”, podemos sugerir que só além desse limite perceptivo existe silêncio, e que este é imaginado. O silêncio torna-se assim um exercício de especulação e apresenta-se como o horizonte do som. Como podemos explorar criativamente este horizonte?

Esta oficina teve inicio na blackbox das Oficinas do Convento, estendendo-se a uma caminhada passando por várias localizações na cidade de Montemor-o-Novo e arredores, terminando numa instalação colectiva no espaço da blackbox. Teve a duração de um dia, e foi dividida em três momentos:
– o primeiro compreendeu o contacto e discussão do conceito de Horizonte Acústico, acompanhado por exercícios de escuta e gravações sonoras em diferentes localizações da cidade de Montemor-o-Novo, que conduziu os participantes a experimentar e materializar esta noção associando-a a lugares e situações específicas.
– o segundo momento centrou-se na exploração de objectos cerâmicos como corpos ressonantes, através da utilização de tecnologias de emissão e captação sonora de contacto (transdutores e microfones), numa articulação desses objectos com as gravações de campo recolhidas no primeiro momento. Cada participante foi convidado a pensar criativamente a relação entre os “corpos cerâmicos vibratórios”, o material sonoro recolhido e o espaço da blackbox.
– no terceiro momento concretizou-se uma instalação recorrendo aos materiais recolhidos e experimentados ao longo do dia.

Oficina inserida no Ciclo de Workshops, Conversas e Exposição do Centro Mutável.

Orientação: Ricardo Jacinto
Data: 5 de Outubro, 2021
Local: Centro Juvenil e pela cidade de Montemor-o-Novo.
mais informação: https://centromutavel.com/workshops

CENTRO MUTÁVEL
Ciclo de Workshops, Conversas e Exposição

Curadoria: João Rolaça e Margarida Alves
Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação, Montemor-o-Novo
Vicarte – Vidro e Cerâmica para as Artes, Monte da Caparica, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa.
Faculdade de Belas Artes , Universidade de Lisboa
2020