O projecto de formação da OSSO foca-se em pedagogias artísticas que surgem no espaço do contacto directo entre o orientador, o participante e o contexto territorial do evento, nas suas dimensões culturais, geográficas, afectivas, sociais e políticas.
Este projecto estrutura-se em dois eixos principais: um que se foca em tutorias ou oficinas com conteúdos e métodos mais específicos à prática e investigação artística mais avançada, e outro que implica a criação de espaços de formação artísticas mais iniciais ou introdutórios. Neste contexto criou dois programas de carácter oficinal destinados a públicos diferentes mas complementares: as “oficinas para comunidades artísticas” e as “oficinas para comunidades abertas”.
Estes programas incluem tanto propostas de membros do colectivo como de convidados externos. Desenhados em articulação com parceiros nacionais (outros colectivos, instituições culturais, escolas ou universidades) e locais (Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório; Junta de Freguesia Pópulo, Coto e São Gregório e Escola Primária de São Gregório), exploram estratégias pedagógicas alternativas e não formais no contacto com as comunidades específicas a que cada oficina se dedica, com um enfoque nos cruzamentos disciplinares ou pós-disciplinares de matriz artística.
Desde 2019 a OSSO tem vindo a desenvolver e apresentar um projecto pedagógico de matriz experimental e eminentemente colectiva chamado ESCOLA DOS LABIRINTOS. Destinada a crianças e jovens, a Escola dos Labirintos é um projecto ancorado na criação colectiva de itinerários de actividades oficinais, expositivas e performativas, directamente articuladas com as condições materiais, imateriais, sociais e culturais do contexto de acolhimento. Neste âmbito, pequenos grupos de crianças ou jovens terão a oportunidade de experimentar um conjunto de actividades onde a música, o desenho, a escultura, o teatro, o som, o vídeo, a rádio ou a arquitectura se articulam em jogos e dispositivos híbridos de criação e fruição colectiva.