Da Fábrica que Desvanece à Beira do Tejo
Textos de: Celso Martins l Cláudia Ramos l Luísa Santos l Maria do Mar Fazenda l Sara Antónia Matos l Administração Baía do Tejo, S.A
Projeto inserido na residência artística desenhada pela entidade cultural Casinfância, permitiu a expressão de diversas disciplinas e práticas artísticas. Através de uma exposição abriu à comunidade espaços que habitualmente se encontram inacessíveis, potenciando a transformação do território numa plataforma de processos artísticos.
“da fábrica que desvanece à baía do tejo é um rizoma, um projeto que abarca diferentes camadas e que se desenhou sobre a forma de uma residência artística, uma exposição e um projeto editorial. A nomeação desta estrutura rizomática alude a Francisco de Holanda, que publicou em 1571 Da Fábrica que Falece à Cidade de Lisboa, um tratado de urbanismo que pensa a malha urbana e tece propostas de ordenamento do território. Aqui, interessa-nos esse mesmo movimento, o de delimitar um campo de ação e de confluência traçando sobre o mesmo novas proposições, privilegiando os processos de criação e de investigação para a produção de novos discursos e de pensamento. […] A presente publicação é o último capítulo deste projeto, e não só assume a importante missão de documentar aquilo que fora a instalação compósita na Baía do Tejo, como potencia o encontro entre artistas e autores resultando em mais um espaço de discurso, e configurando-se, também, como um espaço de criação, apresentando cinco novos trabalhos, em diálogo com o lugar, com os quais iniciamos o caminho neste fólio.”
-Cláudia Ramos
Título: Da Fábrica que Desvanece à Beira do Tejo
Editor: Documenta (Sistema Solar)
Ano: 2018
Tiragem: 450
Organização: Casinfância
Curadoria e Coordenação Editorial: Cláudia Ramos
Textos: Celso Martins; Cláudia Ramos; Luísa Santos; Maria do Mar Fazenda; Sara Antónia Matos; Administração Baía do Tejo S.A.
Tradução: Sofia Quintas
Fotografia: Jorge Graça – Projecto Teatral (pp. 77 à 85)
Design: Vivóeusébio
Revisão: Helena Roldão
Impressão: Gráfica Maiadouro, SA
Tiragem: 450
Dimensões: 166 x 238 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 116
Outros: 1 CD
Preço: 20€
Encomendar


