Ricardo Jacinto • Solo (sete peças para violoncelo, eletrónica, feedback de áudio e gongo ressonante)

Trabalho que dá sequência à exploração do dispositivo eletroacústico intitulado “MEDUSA”, que o artista sonoro e violoncelista concebeu com o objectivo de criar um sistema de amplificação com microfones posicionados em diferentes partes do violoncelo, e de um método de difusão multicanal com altifalantes de contacto acoplados a objetos ressonantes. Essa abordagem amplia a possibilidade de fragmentação e dispersão sónica das suas ações no corpo do instrumento, articulando a sua auscultação microscópica com a paisagem sonora e a acústica do espaço circundante.

Este registo é precisamente o resultado desse organismo em mutação evolutiva que Jacinto tem vindo a testar, fortalecer e apurar ao longo da última década. Alicerçado em torno desse território sónico em que o violoncelo é “refeito” tanto a partir das suas entranhas de madeira, metal e crina, como da matéria das várias transduções elétricas e digitais que operam no sistema da “MEDUSA”.

Ao longo das sete faixas do álbum, a música navega por domínios sónicos amplamente texturais, contaminados por feedbacks, ressonâncias e pelos ruídos inerentes aos impulsos físicos do músico e do seu instrumento, entrelaçados numa miríade de sons micro e macroscópicos onde a experiência das matérias melódicas e harmónicas resultam num todo enigmático e original.


ouvir



Formato: Vinil – LP
Editor: OSSO
Tiragem: 200
Ano: 2024
Gravação: João Maya – CCOP, Porto, 2022
Mix & Masterização: Manuel Pinheiro
Co-Produção: OSSO + Have Fun With God
Produção Executiva: OSSO
Design: Travassos
Fotografias da capa: Bruno Lopes [dois fragmentos de violoncelo do projeto de instalação “333 partes e 37 segundos” para violoncelo solo de Ricardo Jacinto, 2016]


Preço: 25€

Encomendar