Convites a artistas para a realização de residências de criação (de maior duração ou frequência) focadas no desenvolvimento de propostas que explorem activamente o território onde a OSSO está sediada.
Os residentes convidados têm nas suas práticas artísticas, revelado interesse em inquirir os contextos específicos de apresentação público nas suas dimensões físicas, sociais, políticas, ambientais e culturais. A diversidade e complementaridade disciplinar dos convidados, perspectiva modelos de apresentação e diálogo com o público contrastantes e por isso estimulantes no despertar de novos olhares sobre a aldeia, a sua comunidade e a paisagem rural envolvente.

Em 2021 a prática em torno da fotografia (Rui Pinheiro), escultura e desenho (Sara Bichão), arquitectura e escultura (Tiago Fróis), de forte vocação recolectora, são alguns dos interesses identificadas e que seguramente irão permitir um reconhecimento e identificação por parte do público local.

Pretendemos com este programa proporcionar à comunidade local um contacto presencial no espaço público com projectos artísticos singulares que reflitam o contacto destes artistas com a aldeia de São Gregório e o seu território envolvente. Este projecto terá continuidade através da elaboração e distribuição de um documento impresso.

Parceiros:
Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório;
Junta de Freguesia Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório;
São Gregório Ginásio Clube.