Oficinas Abertas
O atelier da OSSO abriu as portas às crianças mais aventureiras com as Oficinas Abertas, que passaram a acontecer regularmente às sextas-feiras, permitindo o desenvolvimento de pequenos projetos baseados nos seus interesses e curiosidades, sempre com a orientação das nossas artistas-educadoras residentes. Nas sextas-feiras de Oficinas Abertas, dentro do horário estipulado, as crianças puderam vir quando quisessem para iniciar um projeto pessoal no atelier da OSSO, acompanhadas pelas nossas artistas-educadoras. A Oficina Aberta da OSSO constituiu-se como um espaço de utilização livre e autónoma, onde as crianças tiveram oportunidade de desenvolver projetos individuais ou coletivos através da exploração das múltiplas possibilidades criativas que a OSSO e as suas residentes propuseram.
Estação de Instrumentos Musicais em Papel com Madalena Matoso
As crianças tiveram à sua disposição um mundo de possibilidades para a construção de instrumentos musicais experimentais. A partir de pasta de papel, criaram instrumentos, utensílios e apetrechos originais, que depois foram explorados em composições e experiências sonoras únicas.
Estação de Têxteis e Interação com Rita Olivença
Aqui, as crianças puderam experimentar e criar dentro do universo dos têxteis: costura manual, bordados, construção de objetos e até o uso básico da máquina de costura. Estas práticas cruzaram-se com serigrafia, gravura e tinturaria, acrescentando ainda a exploração de possibilidades interativas de programação e eletrónica.
Estação de Cinema e Animação Experimental com Lucas Resende
A partir de exemplos cinematográficos, as crianças aventuraram-se numa abordagem experimental às técnicas de scanografia e stop motion, recorrendo a colagens, objetos animados e outros recursos. Realizaram pequenos filmes, desde a fase de pré-produção (com storyboards, criação de narrativas e construção de cenários) até à edição, pós-produção e apresentação final.