LABIRINTOS DE VERÃO 2025

O coletivo Guarda Rios foi o convidado especial da edição de verão da nossa Escola dos Labirintos, proporcionando aos participantes cinco dias intensos de descoberta, diversão e aprendizagem. As crianças embarcaram numa jornada sensorial e lúdica através de jogos interativos, atividades visuais e dinâmicas de grupo que estimularam a imaginação e o pensamento crítico.

Dia 1 – MESA RIO  |  ATIRAR O BARRO À PAREDE  |  OFICINA CERÂMICA

Dia 2 – SAÍDA RIO  |  ESCULTURAS AUTOMÁTICAS

Dia 3 – BOLAS + LITOFONE  |  MESA RIO II  |  OFICINA CERÂMICA 

Dia 4 – PROVA DE ÁGUA + MICROSCÓPIO DIY  |  PINTURA EM PELÍCULA  |  BESTIÁRIO DOS RIOS 

Dia 5 – ZONA HIPORREICA  |  BEBER DAS PEDRAS  |  MESA RIO + PROJECÇÃO  |  APRESENTAÇÃO

Gostaríamos de agradecer a todas as crianças que viveram conosco mais uma incrível aventura nos Labirintos de Verão. Foram dias repletos de descobertas, criatividade e alegria — e cada sorriso, pergunta curiosa e participação ativa tornou esta experiência verdadeiramente especial. Que venham novas aventuras!

Local: OSSO, Aldeia de São Gregório
Data: 07 a 11 de Julho de 2025


ESCOLA RIO, O QUE É?

A Escola Rio é um programa do coletivo Guarda Rios direcionado a agrupamentos escolares, associações de pais, público infanto-juvenil, onde através de dinâmicas sensoriais e experiências plásticas, se abordam questões relacionadas com a água, rios e ecossistemas. Numa metodologia simultâneamente lúdica e pedagógica serão explorados conteúdos como a origem da água e da vida na Terra, o caudal líquido e o caudal sólido, zona hiporreica, aspectos básicos de sedimentologia, entre outros aspectos associados à ecologia de um rio.

Estes temas serão abordados através de instalações e dispositivos que potenciam experiências “hands on” onde as crianças participam de forma prática e activa, e de oficinas de criação com materiais provenientes dos rios e paisagens ribeirinhas (areias, barros, pigmentos). Algumas destas actividades implicam a utilização de objectos e materiais fora do comum (ex: bola gigante, areia e água, filme 16mm) tornando as experiências lúdicas e estimulantes. A Escola Rio funde assim os universos do conhecimento científico e da curiosidade pelo mundo natural com uma forte componente artística, instalativa e participativa.

BIO COLETIVO GUARDA RIOS:

O coletivo Guarda Rios reúne artistas e investigadores com práticas de pensamento diversas — artes plásticas, performance, ecologia, arquitetura, tecnologia ou arqueologia – que são ativadas a partir de processos artísticos participativos – caminhadas, jogos, dinâmicas de grupo, ações coletivas, momentos de escuta e observação, desenhos e instalações na paisagem – envolvendo as comunidades onde o projecto se apresenta.

Na intersecção das artes e da ciência, o coletivo Guarda Rios parte do seu actual interesse em explorar novas formas que promovam a interacção e inclusão da participação do público/ comunidades, partilhando conhecimentos apreendidos e articulando experiências através da arte. Depois de vários anos de mapeamento e pesquisa, de norte a sul, do litoral ao interior, encontrámos no modelo do Observatório dos rios, da Escola Rio e do Laboratório dos Sedimentos, formas de desfragmentar e tornar acessíveis conhecimentos técnicos e científicos que continuamos a acumular, mantendo no entanto o projecto do coletivo permeável às diferentes hidrogeografias que vai atravessando.