Beatriz Cantinho
Pos-Doc no programa ARTEA – Universidade Castilla-la-Mancha/Museu Rainha D. Sofia (Madrid) e CIAC – Universidade do Algarve. Professora convidada do Departamento de artes cénicas da Universidade de Évora (2013/16). Doutorada em Dança/Filosofia pelo Colégio de Artes de Edimburgo, Universidade de Edimburgo. Visiting Scholar na NYU/TISCH (2010/11), Departamentos de Performance e Cinema. Mestre em Filosofia/Estética pela U.N.L sob orientação do filósofo José Gil. Licenciada em Dança pela E.S.D. Estágios profissionais: Companhia Royal de Luxe e Teatro Noh no Kyoto Art Center. Desde 1997 que desenvolve trabalho coreográfico de sua autoria (“Parde2”, “Scch…um ensaio sobre o silêncio”, “Peça Veloz Corpo Volátil”, singularity) ou em Teatro, Artes Plásticas, cinema com trabalhos de sua autoria e/ou em colaboração com outros artistas (Herwig Turk,Valério Romão, Ricardo Jacinto, Vangelis Lymporidis, Shiori Usui, C. Spencer Yeah). O seu trabalho artístico tem sido apresentado tanto em Portugal como no estrangeiro. Investigação artística publicada: Neues Museum Weserburg Bremen, Alemanha e Journal of Theatre and Performing Arts, Reino Unido. Apresentações académicas: Universidades de Edimburgo, Cambridge, Surrey, Chelsea College of Art.
Mariza Dima
Interaction designer e investigadora pós-doc na Universidade de Queen Mary de Londres, Creative Works London. O seu trabalho de Design consiste na criação e desenvolvimento de interfaces interactivos em contexto sócio cultural, proeminentemente nas áreas da performance art, teatro e património cultural. Possui particular interesse em formas participativas e de colaboração na aplicação criativa de tecnologias em design, contexto onde tem desenvolvido a sua investigação através de projectos teórico-práticos. As suas áreas de interesse incluem; filosofia politica, teoria dos media e cultura, estudos de performance e design de responsabilidade social. Presentemente encontra-se a desenvolver investigação em design para a criação de estratégias de audience engagement, no âmbito das indústrias criativas. Através de processos de co-design e de estruturas de network, realiza colaborações transdisciplinares em articulação com o sector de museus e artes performativas de Londres, nomeadamente com instituições como a Tate e a V&A. Destaca a criação de workshops e Investigação apresentada em conferencias internacionais de referência nas àreas do Design e Human-Computer Interaction. Recentemente galarduada com o prémio Golden Paper pela HCI Internacional (2014).