DIA 1 | 18 JULHO 2025
LUIS JOSÉ MARTINS – (PARTES.EXTRA.PARTES) – CONCERTO / INSTALAÇÃO
partes . extra . partes é um espetáculo-instalação inspirado no conceito de “organologia instrumental forense”, em diálogo com as ideias da Forensic Architecture. Através da análise minuciosa de uma guitarra romântica do século XIX—restaurada pelo luthier Orlando Trindade nas Caldas da Rainha e tocada ao vivo—o projeto mapeia as relações e lógicas extrativistas e coloniais que fundamentam a sua construção, bem como a de muitos instrumentos ocidentais.
Este trabalho dá continuidade ao espetáculo-instalação CasaFloresta, criado por Joana Sá e Lucas Tavares e estreado no TBA – Teatro do Bairro Alto em dezembro de 2022. Surge como resposta às questões levantadas nesse contexto, ampliando a investigação sobre os processos históricos, materiais e culturais que moldam a produção instrumental.
EXPOSIÇÃO M.A.S.I – UM TERRITÓRIO COMUM – INSTALAÇÃO
Exposição que reúne trabalhos desenvolvidos nas residências de investigação artística do Mestrado em Artes do Som e da Imagem da ESAD.CR, realizadas em parceria com a OSSO. Partindo da vivência no território de São Gregório e da proximidade com o contexto da OSSO, os estudantes foram desafiados a criar projetos de curta duração em ambiente laboratorial, com orientação de artistas convidados e o apoio de professores do curso.
Estes projectos emergem da intersecção entre o espaço pedagógico, o espaço de criação e o espaço de investigação, traduzindo não apenas resultados, mas sobretudo processos de trabalho em constante construção. A mostra reflete assim o carácter experimental das metodologias e das práticas artísticas desenvolvidas nos formatos audiovisuais: o cinema, as artes sonoras e a fotografia.
As residências foram apoiadas pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Financiamento Programático atribuído ao Laboratório de Investigação em Design e Artes (LIDA), da ESAD.CR.
MARGARIDA GARCIA – CONCERTO
Margarida Garcia (Lisboa, 1977) tem explorado, desde os anos 90, uma abordagem única ao contrabaixo elétrico, desenvolvendo uma linguagem pessoal e inovadora. Antes de se mudar para Nova Iorque em 2004, onde viveu durante sete anos e tocou regularmente com Loren Connors e Marcia Bassett, foi uma presença marcante no cenário underground de Lisboa. Onde conheceu o guitarrista Manuel Mota, com quem colabora desde 1998.
As suas explorações com o arco, de tonalidade sombria e dramática, percorrem territórios obscuros e silenciosos e podem ser ouvidas em colaborações com artistas como Thurston Moore, Mattin, DJ Marfox ou Eddie Prévost. Além da música, as artes visuais ocupam um espaço central na sua trajetória, com publicações de desenhos, exposições e trabalhos gráficos para diversos lançamentos musicais.
MARTA ZAPPAROLI + ALBERTO LOPES – CONCERTO
Duo focado principalmente na improvisação e performance ao vivo, Marta Zapparoli e Alberto Lopes exploram um universo sonoro singular. Através da utilização de ondas de rádio auto-gravadas em cassetes e deteção de rádio em tempo real, por intermédio de antenas e receptores, combinando esses elementos com guitarra elétrica amplificada, cordas estendidas e eletrónicas.
O resultado é a criação de paisagens sónicas imersivas, onde ruído obscuro e melodias luminosas coexistem, flutuando num mar de interferências. Um diálogo contínuo entre ondas eletromagnéticas, áudio e rádio, construindo experiências auditivas intensas e cativantes.