Invasor Abstracto
um projeto OSSO Colectivo
30 de Novembro 2019 a 22 de Março 2020
Convento São Francisco
um programa de instalações, performances e concertos com peças de Beatriz Cantinho, Diogo Alvim, Madalena Matoso, Matilde Meireles, Pedro Tropa, Nuno Torres, Ricardo Jacinto e Rita Thomaz
Invasor Abstracto é um projecto dedicado à circulação de diferentes constelações de membros da OSSO, propondo-se como um espaço de reflexão, criação e apresentação colectiva. Nas suas diversas iterações intersectam-se os territórios criativos de cada autor(a) em viagens imaginadas entre o seu centro criativo (Aldeia de São Gregório, Caldas da Rainha), outros lugares distantes e os espaços e comunidades que os acolhem.
Invasor Abstracto é a expressão nómada de um colectivo cujo trabalho artístico tem operado sobre a noção de território, nas implicações estéticas e políticas que esta pode ter na construção das comunidades temporárias que a OSSO promove, ou naquelas onde se insere.
É neste contexto que apresenta no Convento São Francisco duas instalações e quatro performances, ocupando um conjunto de espaços diferenciados no edifício. A música, o desenho, a dança, a fotografia, o som gravado, a escultura e o vídeo operam, através da sua singularidade e das suas hibridações, diálogos entre o coletivo, os seus territórios criativos e o espaço do antigo convento.
Exposições
30 Nov 2019 – 22 Mar 2020
Campo Próximo | Galeria Pedro Olayo (filho)
Diogo Alvim e Matilde Meireles
Belo Horizonte | Welcome Center
Nuno Torres, Pedro Tropa, Ricardo Jacinto e Rita Thomaz
Concertos / Performances
24 Jan | Galeria Pedro Olayo (filho) // 18h30
Campo Próximo – Diogo Alvim e Matilde Meireles
13 Fev | Antiga Igreja // 21h30
The Selva com Madalena Matoso e Rita Thomaz
21 Mar | Palco do Grande Auditório // 21h30
Da Nova Arte de Fazer Ruínas – Beatriz Cantinho, Diogo Alvim e Ricardo Jacinto com Jácome Silva, Marta Garcia Cerqueira e Joana Bergano
Organização
Câmara Municipal de Coimbra / Convento São Francisco